domingo, 31 de julho de 2011

Girassóis em Faro - 2011

Eis alguns resultados, em Julho, do Dia Internacional da Guerrilha Girassol 2011 em Faro :-)




Se tiver fotografias dos "seus" girassóis ou de outros que tenha encontrado pela cidade envie-nos

Horta da Câmara Municipal de Faro

Este mês foi finalmente inaugurada a «Horta Social de Faro»! Os 8 talhões foram atribuídos, como previsto nas Normas da Horta, a 5 famílias e 3 IPSS, existindo também um talhão pedagógico com actividades a dinamizar pela CMF.


Encontra notícias do evento no site da CMF (aqui) e na Imprensa (p.ex. aqui).





O Glocal>Faro que, lembramos, lançou a ideia e apoiou os primeiros passos da criação desta 1ª Horta de Faro (ver 10/10/10), esteve também presente na inauguração.

Iremos acompanhando a iniciativa nomeadamente no âmbito do grupo "Agricultura Urbana de Faro" da rede «aHorta».

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Hortas nas varandas - 2ª edição da formação, em Faro

Como prometido, face à grande procura, vai-se realizar uma 2ª edição da Acção de Formação “Hortas nas Varandas”, enquadrada na Iniciativa aHorta, promovida pela In Loco com colaboração de outros parceiros, incluindo o Glocal>Faro.
As inscrições estão já a decorrer!

Aprenda na prática como fazer compostagem, semear, plantar e cuidar de plantas hortícolas em espaços pequenos, adoptando os princípios da agricultura biológica.

A sua varanda pode transformar-se num “canteiro” de legumes e verduras saudáveis.

A acção decorre no dia 24 de Setembro de 2011, entre as 09h30 / 12h30 e as 14h00 / 17h30, nas instalações da FAGAR, no Jardim da Alameda, em Faro.

Para mais informações clique aqui (pdf)
Ficha de Inscrição clique aqui
Preço: 20€

www.in-loco.pt


IN LOCO  | GLOCAL>FARO | ALGAR | FAGAR

domingo, 3 de julho de 2011

1º TrocAqui realizou-se hoje em Faro

Realizou-se hoje o 1º «TrocAqui», no Largo da Madalena. Apesar de ser novidade em Faro e do sol que convidava à praia nesta manhã de domingo, foi grande já a diversidade de produtos que se pôde encontrar nesta primeira edição do Mercado de Trocas na nossa cidade.
Trazendo desde quadros, a compotas, bijouteria, couves rouxas e ervas de cheiro, livros, sapatos, plantas, DVDs, bolos caseiros ou brinquedos, os participantes - particulares e associações - deram provas da imaginação e do sentido prático que pode vir a tornar esta feira um espaço imprescindível na dinâmica de Faro. 
Se neste primeiro dia o número de crianças presentes foi ainda pequeno, o entusiasmo e à-vontade com que participaram levou já a propôr que em futuras edições exista uma zona própria para realizarem as suas trocas.


Destaque-se ainda a troca de serviços, de que a AAPACDM deu excelente exemplo, divulgando a multiplicidade de trabalhos que pode fazer e acolhendo contrapartidas (como traduções) para a sua oferta.
Terralinda, um projecto de Agricultura Biodinâmica sedeado em Estoi, também marcou presença. Tal como a Associação de Boxe do Algarve - que prometeu aliás uma aula / demonstração para o próximo TrocAqui, no dia 7 de Agosto.
Mais uma vez os estabelecimentos da zona - Tasquinha «Cruzeiro» e bar Bakana's - apoiaram a iniciativa.
Ainda que tal não fizesse parte das actividades formais do Mercado, este mostrou ainda ser uma óptima oportunidade para pessoas e instituições se conhecerem melhor - com esta troca de informações a gerar já novas hipóteses de actividades nomeadamente para o Glocal>Faro ;-)
No final do evento, os participantes fizeram um balanço muito positivo, avançando ainda sugestões e contributos para melhorar as próximas edições - marcadas para o mesmo local, na manhã do 1º domingo de cada mês.

+ informações e regulamento na página Mercado de Trocas deste blogue

+ fotografias aqui e aqui