quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Faro Eco Bike Tour: passeio de bicicleta mobiliza aficionados em domingo solarengo


Realizou-se no passado Domingo o passeio "Faro Eco Bike Tour" organizado pela Glocal>Faro e a Megasport contando com o apoio da Camâra Municipal de Faro e da Civis. Com um dia com clima autenticamente Primaveril juntaram-se perto de 30 amantes da bicicleta e da natureza que participaram ativamente. Uma autêntica terapia não apenas para o corpo como para a alma!
Esteve presente no evento, o Presidente da C.M.Faro, Engº Macário Correia que participou  no evento com a sua bicicleta e aproveitou a oportunidade para fazer um reconhecimento mais minucioso do percurso, saindo do Jardim Manuel Bívar, passando pelo Parque Ribeirinho, parte traseira do aeroporto de Faro, e desembocando na estrada de accesso à Ponte da Praia de Faro.
Foi um dia intenso e energético, onde todos os participantes curtiram o passeio (aprox 30kms) e as belezas que o Parque Natural da Ria Formosa tem para oferecer, pedalando até à Quinta do Lago, passando pelo Ludo e São Lourenço e fazendo uma paragem para o almoço no simpático e acolhedor Centro de Desportos Naúticos da Praia de Faro, no regresso para a cidade de Faro.
Participaram jovens desde os 7 anos de idade até os 70's!! Tendo todos concluído o passeio!
É intenção da Glocal e da Megasport sensibilizar e alertar as autoridades locais para a prática destas actividades ao nível urbano com o máximo de segurança rodoviária. Temos programadas para breve actividades adicionais (Bicicleta e Canoa) e informaremos logo que possível do novo Calendário com inicio na Primavera.

Mais fotos disponíveis aqui.

Curso de Horticultura Biológica Prática em Lagos

De 13 de Fevereiro a 12 de Maio, ao Sábado, a AgroBio estará a desenvolver, em Lagos, uma formação em Horticultura Biológica. Esta formação tem a duração total de 36 horas e destina-se a agricultores e técnicos. Para mais informações, clicar aqui.

PROGRAMA
I – Preparação do grupo para a formação
II – Introdução à Horticultura Biológica
III – Fertilidade e fertilização do solo e nutrição vegetal
IV – Planeamento das culturas
V – Sementeira / Plantação
VI – Protecção das plantas
VII – MPB Hortícolas
VIII – Colheita / Conservação / Transformação
IX – Conclusão

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Candidaturas à Horta Social de Faro


O Município de Faro no âmbito do Projeto Horta Social de Faro, tem talhões disponíveis para a prática de atividade agrícola.
As inscrições manter-se-ão abertas durante todo o ano, pelo que sempre que houverem talhões disponíveis as pessoas em espera poderão aceder a esses.
Mais informações sobre o processo de candidatura poderão ser consultadas aqui.


segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Encontro GLOCALFARO - COOP57

No dia 11 passado, na Livraria Atrapasueños, em Sevilha, encontraram-se 3 elementos da Glocal Faro com 3 elementos da COOP57
A Coop 57 é uma cooperativa económica, de nível superior ao microcrédito. Apoia-se na FIARE, (Fundação para Investimento e Poupança Responsável), que funciona como agência da Banca Popolare Etica, italiana, ou na Caja Laboral, BASCA (Popular Sociedad Cooperativa de Credito).
Neste momento, a COOP 57 da Andaluzia, tem 25 sócios colectivos e 110 individuais: os colectivos são associações, cooperativas e empresários, principalmente produtores da agricultura biológica, comerciantes, alguns do Comércio Justo, mas também cooperativas culturais ou de serviços como livraria, associações de advogados; alguns sócios individuais são empresários em nome individual.
A COOP 57 é originária de Barcelona, onde tem a sede. Existe um órgão nacional, mas está organizada de forma independente em cada região, com órgãos próprios de gestão local. Tem apenas 4 funcionários na sede; todo o outro trabalho é feito por voluntários. Usam os espaços dos associados para as actividades e a Internet como meio de comunicação privilegiado.
No caso concreto da Andaluzia, começaram o processo em 2008, com conversas entre amigos Promoveram conferências e encontros entre as cooperativas e associações já existentes e envolveram a Faculdade de Economia de Sevilha.
Possível operacionalização no ALGARVE
Como há livre circulação de pessoas e bens na comunidade europeia, qualquer português pode propor-se a ser sócio da COOP57 e aguardar a avaliação da sua admissão.
No entanto, o interesse fulcral para a região será organizar uma secção a nível do Algarve, captando sócios junto das empresas, empresários em nome individual e ONG que possam querer desenvolver projectos que cumpram os critérios base de acesso ao crédito – sustentabilidade ambiental, comércio justo, economia solidária, entre outros.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Faro Eco Bike Tour: 22 de Janeiro às 9h30m


O Glocal>Faro e Megasport juntam-se, mais uma vez, para dinamizar uma ação em que o uso da bicicleta serve de mote para que as pessoas passem um dia de domingo saudável e ecológico. A Eco Bike Tour é a ação que se irá desenvolver no próximo dia 22 de Janeiro, com concentração no Jardim Manuel Bívar, a partir das 9h30m. Segue-se um passeio até à praia de Faro, um piquenique e o regresso à cidade. 
E se não tem bicicleta, é possível fazer aluguer a um preço muito acessível!
Percurso:
9h30m: Local de encontro - Jardim Manuel Bívar em Faro
10h00m: Início do passeio à Quinta do Lago passando pelo Passeio Ribeirinho e Ludo
13h00m: Almoço piquenique no Centro Náutico
14h45m: Concentração no Centro Náutico
15h00m: Início do passeio com regresso a Faro 


Contamos convosco. Para mais informações poderão ser utilizados os seguintes contactos: Michael Ferrada 919070032; Fernando Canteiro 966002746; glocalfaro@gmail.com

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestres

O crescimento do interesse pela recuperação de animais silvestres em Portugal tem sido evidente nos últimos tempos. Por isso, a necessidade de formação que tem sido manifestada por técnicos, colaboradores e voluntários que trabalham ou pretendem trabalhar em recuperação de fauna silvestre em Portugal tem-se materializado numa grande adesão a diversos eventos relacionados com este tema que têm vindo a ser organizados no nosso país por diversas entidades.

Após 13 edições muito participadas, a ALDEIA organiza a 14ª edição do Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestres em Olhão entre 20 e 22 de Janeiro de 2012. 

O objectivo é continuar a dinamizar iniciativas que contribuam para dar resposta às exigências do trabalho que é desenvolvido nos centros de recuperação, que cada vez tem sido mais divulgado e que começa a ser considerado como uma importante ferramenta ao serviço da conservação da fauna silvestre portuguesa.



Mais info aqui
Informação fornecida pelos organizadores.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Mais um TrocAqui realizado no Mercado Municipal de Faro


Este primeiro mercado de trocas do ano realizou-se excecionalmente no segundo domingo do mês, dado o primeiro ter sido feriado. Pela segunda vez realizámos o TrocAqui no Mercado Municipal de Faro.

Mais uma vez a curiosidade imperou. Muitos frequentadores acercaram-se das bancas para saber como funcionava e, querendo adquirir alguns artigos, compraram nas bancas do mercado produtos hortícolas para fazer a troca.

Tivemos uma maior aderência de participantes e produtos o que nos leva a acreditar que o conceito das trocas diretas irá crescer. Fica aqui o desafio.

No próximo mês o TrocAqui voltará à calendarização normal. A 5 de Fevereiro, das 10h30m às 13h00m, contamos consigo! Vamos construir alternativas económicas no concelho de Faro!