CARTA ABERTA AO PRESIDENTE da CÂMARA MUNICIPAL de FARO
Exmº Senhor Presidente Rogério Bacalhau
É com indignação, revolta e até tristeza que constato a forma como são tratadas as árvores e arbustos desta cidade.
A realização das podas brutais que periodicamente se observam revelam uma completa falta de conhecimento/formação, de profissionalismo e, em última análise, uma total falta de bom senso por parte das pessoas que são designadas para cuidar das árvores e jardins e dos responsáveis que os deviam orientar e fiscalizar. Não me permito sequer chamá-las de “jardineiros” e chego mesmo a questionar-me sobre o destino da madeira resultante do corte dessas árvores!
Ao longo dos últimos anos recolhi uma série de exemplos daquilo a que me refiro, como é verificável nas fotos que publico desta página.
Na maior parte dos casos que testemunhei, os espaços que antes eram cheios de verde passam a ser um “jardim” de troncos, ou menos do que isso. As podas são tão severas que já se verificou a morte de arbustos na sequência das intervenções.
Pode ainda referir-se que, além de violentas, as podas nem sempre são efectuadas na época apropriada, não permitindo a floração quando tal devia acontecer. Também acontece os cortes serem levados a cabo nos meses de Verão. Quando deveríamos poder desfrutar da sombra e quando o verde poderia oferecer uma sensação de maior frescura, eis que a copa das árvores desaparece, restando apenas uma simples pernada ou árvores gigantes, com ramagem a muitos metros do solo.
Espero que este alerta chegue a bom porto e que os decisores autárquicos ajam no sentido de evitar a continuidade desta barbárie, reforçando a formação e promovendo a supervisão das intervenções por técnicos competentes.
Pela parte que me cabe, evitarei a todo o custo que a intervenção que se iniciou hoje no jardim das traseiras da Praceta Dr. Aleixo da Cunha continue amanhã. Posso até faltar ao trabalho, mas não permitirei que cortem as árvores que restaram. Foram aparadas há cerca de 2 meses e não necessitam de qualquer poda. Só gente insana corta a copa das árvores a meio de Agosto!
Isabel Beja
NÃO CHEGA DENUNCIAR
É NECESSÁRIO ENCONTRAR SOLUÇÃO