«No âmbito do projecto “Voluntariado Ambiental para a Água”, a ARH do Algarve promove o 1º Encontro Regional de Voluntariado Ambiental para a Água. Este evento pretende divulgar e sensibilizar o cidadão para o valor e a importância do voluntariado, promovendo a partilha de conhecimentos e experiências nacionais, dando especial enfoque ao papel dos voluntários e ao seu contributo na monitorização e valorização dos recursos hídricos à escala local.»
Conforme Programa incluído neste folheto informativo, o Encontro terá início no dia 17 de Novembro, no
Campus da Penha da Universidade do Algarve, em Faro, com uma componente teórica, estando agendada para o dia 18 de Novembro uma saída de campo (teórico-prática) na Ribeira do Algibre, em Paderne.
A inscrição é gratuita mas obrigatória e deve ser formalizada até 15 de Novembro de 2010. Para mais informações e inscrições, consultar a página da Internet da ARH do Algarve (www.arhalgarve.pt) ou contactar a Dr.ª Inês Teixeira através do telefone 289 889000 ou do e-mail iteixeira@arhalgarve.pt.
terça-feira, 26 de outubro de 2010
domingo, 24 de outubro de 2010
Somos Blogue da Semana no Green Savers
O Green Savers, um portal e agregador de notícias sobre sustentabilidade, escolheu o Glocal Faro para destaque da semana :-)
Eis o link para a notícia: http://www.greensavers.pt/2010/10/22/blog-da-semana-glocal-faro/
![]() |
Portal Green Savers: http://www.greensavers.pt/ |
Aproveitem para conhecer melhor o Green Savers através do portal, ou ainda no Facebook (www.facebook.com/greensavers) e no Twitter (www.twitter.com/greensavers)
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Hortas biológicas dão trabalho a dez beneficiários do RSI (Póvoa de Lanhoso)
As hortas biológicas comunitárias que a Câmara da Póvoa de Lanhoso dinamiza num terreno de Calvos dão trabalho a uma dezena de pessoas, no âmbito de um programa de Serviço Comunitário, disse hoje, quarta-feira, fonte do município.
A vereadora Fátima Moreira, do PSD, adiantou à Lusa que as pessoas abrangidas pelo programa são beneficiárias do Rendimento Social de Inserção e que cabe à Câmara, através do Banco de Voluntariado, assegurar o seu transporte.
As hortas biológicas comunitárias ficam em terrenos da autarquia no exterior do Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos, uma árvore centenária ali existente. Os produtos frescos produzidos integram os cabazes distribuídos pela Loja Social municipal a famílias carenciadas.
Fátima Moreira salienta que os participantes estão distribuídos por grupos, que asseguram o trabalho de segunda a sexta feira.
No terreno de cultivo, cada um trabalha entre três e meia a quatro horas por semana, retribuindo, assim, o subsídio estatal que recebe e reforçando a sua responsabilidade social.
Sob orientação de técnicos, estes agricultores aplicam as técnicas de produção biológica em tarefas que envolvem o controlo de ervas, tratamentos, sementeiras, e colheitas.
A sua lavoura permite retirar da terra alimentos como couves, tomates, cebolas, curgetes, nabiças, nabos, espinafres, pimentos, pepinos, melancias, abóboras, batas, e outros.
Segundo a autarca, pretende-se descentralizar o projecto, para reforçar o apoio social: "O sucesso alcançado remete-nos para a possibilidade de criarmos uma rede de hortas sociais, nas freguesias", assinala.
Com essa rede - acrescenta - o município "alargará o número de beneficiários e aumentará a capacidade de produção, podendo ajudar um leque mais alargado de famílias".13/10/2010 em:http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?distrito=braga&concelho=p%f3voa%20de%20lanhoso&option=interior&content_id=1684828
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
terça-feira, 12 de outubro de 2010
O Campo Vem à Cidade -Agricultura Biológica, Mercado e Consumo Sustentável
Autor: Monica Truninger
SINOPSE:
Os produtos biológicos, elaborados com um teor mínimo de fertilizantes minerais e pesticidas, têm vindo a incorporar as dietas alimentares dos consumidores de vários países do mundo. Segundo diversos especialistas, estes alimentos são entendidos como um importante veículo para a concretização de esforços em prol da produção e consumo sustentáveis. E qual é o estado actual da agricultura biológica em Portugal? O que pensam os consumidores sobre os produtos biológicos? Os dados quantitativos e qualitativos analisados no livro permitem descrever as principais fases históricas do desenvolvimento da agricultura biológica no país, caracterizar o mercado agro-alimentar biológico, avaliar as justificações para o consumo «bio», e identificar as principais estratégias que os consumidores utilizam para seleccionar e confiar nestes alimentos. O livro constitui, assim, um inédito contributo no panorama nacional para a compreensão de práticas alimentares biológicas de um grupo de consumidores residentes na capital.
Em Link para Ficha Técnica: http://www.wook.pt/ficha/o-campo-vem-a-cidade/a/id/9583295/filter/
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
1ª notícia breve do 10/10/10 Faro
![]() |
Foto: Rolando Oliveira |
Foto: Malin Lofgren |
Colocámos já várias fotos do evento na página 10/10/10 aqui do blogue
Encontram essas e também algumas outras nos nossos albuns online
Mas há MUITAS mais, fantásticas - como a tarde o foi!!
Em breve voltaremos com mais pormenores, mais fotografias, ... mais pistas para continuarmos!
(mas por agora vamos recuperar fôlego ;-)
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
O 10/10/10 Faro na Comunicação Social
Nos últimos dias saíram na imprensa regional e nacional bastantes referências à horta urbana a criar! mas infelizmente sobretudo centradas na polémica entre o PS e o PSD quando à sua localização, quase sempre não incluindo ou até distorcendo informação sobre o evento em Faro e a iniciativa 10/10/10...
E isto apesar do material que o GLOCAL- Faro e a 350.org têm vindo a distribuir à comunicação social (podem consultar neste link o que foi divulgado desde o passado dia 4 de Outubro, bem como novo material que entretanto será distribuído).
Esperamos que, com o aproximar da data, novas notícias surjam na imprensa, mais informativas sobre o que em 10/10/10 se irá passar em Faro - e valorizando o lugar de destaque que a nossa cidade pode ocupar na procura de soluções locais contra as alterações climáticas, pois a 350.org está dar particular relevo à nossa acção quer a nível nacional, quer europeu!!
Mas entretanto, já hoje, 6ªfeira, às 18h10 poderão ouvir a entrevista do GLOCAL>Faro na Rádio Universitária do Algarve - RUA, FM (em 102.7 e também em www.rua.pt)!
sábado, 2 de outubro de 2010
Programa do 10/10/10 em Faro
Já há programa das actividades do próximo dia 10 de Outubro!
Participa - e divulga!
(versão mais completa do programa para descarregar aqui)
Subscrever:
Mensagens (Atom)