sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Hortas biológicas dão trabalho a dez beneficiários do RSI (Póvoa de Lanhoso)

As hortas biológicas comunitárias que a Câmara da Póvoa de Lanhoso dinamiza num terreno de Calvos dão trabalho a uma dezena de pessoas, no âmbito de um programa de Serviço Comunitário, disse hoje, quarta-feira, fonte do município.

A vereadora Fátima Moreira, do PSD, adiantou à Lusa que as pessoas abrangidas pelo programa são beneficiárias do Rendimento Social de Inserção e que cabe à Câmara, através do Banco de Voluntariado, assegurar o seu transporte.

As hortas biológicas comunitárias ficam em terrenos da autarquia no exterior do Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos, uma árvore centenária ali existente. Os produtos frescos produzidos integram os cabazes distribuídos pela Loja Social municipal a famílias carenciadas.


Fátima Moreira salienta que os participantes estão distribuídos por grupos, que asseguram o trabalho de segunda a sexta feira.

No terreno de cultivo, cada um trabalha entre três e meia a quatro horas por semana, retribuindo, assim, o subsídio estatal que recebe e reforçando a sua responsabilidade social.

Sob orientação de técnicos, estes agricultores aplicam as técnicas de produção biológica em tarefas que envolvem o controlo de ervas, tratamentos, sementeiras, e colheitas.

A sua lavoura permite retirar da terra alimentos como couves, tomates, cebolas, curgetes, nabiças, nabos, espinafres, pimentos, pepinos, melancias, abóboras, batas, e outros.

Segundo a autarca, pretende-se descentralizar o projecto, para reforçar o apoio social: "O sucesso alcançado remete-nos para a possibilidade de criarmos uma rede de hortas sociais, nas freguesias", assinala.

Com essa rede - acrescenta - o município "alargará o número de beneficiários e aumentará a capacidade de produção, podendo ajudar um leque mais alargado de famílias".13/10/2010 em:http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?distrito=braga&concelho=p%f3voa%20de%20lanhoso&option=interior&content_id=1684828


Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário!
A publicação ficará a aguardar moderação (esperamos que não mais que 1 ou 2 dias...)