sábado, 26 de março de 2011

Vamos plantar canteiros em Faro - Com muitos apoios! :-)

Desde que o Glocal lançou a ideia, há poucas semanas atrás, tem sido fantástica a adesão de pessoas e entidades várias que, oferecendo diversos tipos de apoio e colaboração, prometem fazer desta iniciativa um sucesso.

A FAGAR prontamente acedeu a articular com o Glocal, fazendo os preparativos necessários para a plantação e outras melhorias no Largo: preparou a terra, arranjou algumas plantas e até pintou os canteiros! Está ainda a tratar da transformação do pequeno lago existente, que já não tem condições para funcionar como tal.
No dia 27, a FAGAR vai estar presente para dar a conhecer a sua acção no domínio da educação ambiental e da gestão das zonas verdes de Faro. Será também uma óptima oportunidade para os cidadãos interessados perceberem como podem articular com esta entidade, caso queiram contribuir para cuidar de canteiros/ espaços verdes noutras zonas da cidade.


A Terramada - uma associação de permacultura de Castro Marim -, vai participar ajudando a orientar os trabalho de plantação, contribuindo com algumas plantas e dando explicações sobre as suas propriedades e sobre técnicas de cultivo.
Também a Associação In Loco vai contribuir com o seu know how em agricultura biológica, ajudando na organização dos canteiros e partilhando conhecimentos neste domínio. Será ainda uma boa oportunidade para conheceros novos projectos que esta associação regional está a desenvolver na vertente de hortas urbanas!


A A.A.P.A.C.D.M.: Associação Algarvia de Pais e Amigos das Crianças Diminuídas Mentais -, "vizinha" do Largo da Madalena, igualmente se prontificou a colaborar. Não só os jovens que frequentam ateliers da associação prepararam placas para afixar nos canteiros, como alunos e formador do Curso de Jardinagem prometem dar posteriormente uma contribuição que será fundamental na manutenção do jardim!

Essencial a este nível será também a colaboração dos moradores e estabelecimentos comerciais da zona. Os Bares que funcionam no Largo asseguraram já estar disponíveis para fazer o que estiver ao seu alcance. Um deles vai até oferecer um chá aos participantes, ilustrando assim expressivamente os benefícios que, no futuro, se poderão retirar das plantas aromáticas, nesse dia postas na terra ;-)
Mas outros vizinhos e estabelecimentos do bairro mostram também o seu apoio à iniciativa, estando  prometidas plantas  e outras colaborações.

UAlg-FCT
Mas as ajudas recebidas não ficam por aqui: um carpinteiro e a IZI forneceram alguns materiais necessários.
O Horto da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UAlg disponibilizou também algumas plantas, tal como a EuroJardim.
E o Centro Europe Direct do Algarve apoiou na divulgação!

Agora contamos consigo amanhã para ajudar a plantar!
E com todos os que frequentam o Largo da Madalena para, todos dias, continuar a preservar e melhorar este espaço da nossa cidade!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário!
A publicação ficará a aguardar moderação (esperamos que não mais que 1 ou 2 dias...)

Ocorreu um erro neste dispositivo