segunda-feira, 2 de maio de 2011

(Continuar a )Plantar Canteiros em Faro

A iniciativa de plantar os canteiros do Largo da Madalena, em que tantos colaboraram no passado dia 27 de Março (ver aqui e outras aqui), não pretendia, como então dissemos, ser uma acção isolada…

A ideia era que, com ou sem envolvimento do Glocal, muitos outros canteiros poderão tornar-se mais verdes na nossa cidade, se as pessoas de Faro – com a colaboração das entidades responsáveis – assim quiserem. E a julgar, pela adesão e interesse que encontrámos… querem mesmo! :-)
A abertura que a FAGAR (e a autarquia) demonstraram para apoiar iniciativas deste tipo são também sinais promissores do muito que se pode conseguir em conjunto.

O que propomos então para “Continuar a Plantar Canteiros em Faro”?
Conhece algum canteiro ou outro (potencial) espaço verde que gostasse de ajudar a plantar? Sugerimos que:
1. Veja quais os recursos disponíveis – basicamente :
» pessoas - quer para a fase inicial de plantação, quer depois para manutenção (para a qual será em princípio fundamental contar com “vizinhos”)
» plantas - sugerimos que dê preferência a espécies adaptadas ao nosso clima, pouco exigentes em termos de água e cuidados (consulte p.ex. esta publicação da DRAPALG); e, já agora, se possível comestíveis... ;)
» e outros - condições de rega, ferramentas para preparação do terreno, etc.

2. Se precisar da colaboração de outras pessoas – ou, simplesmente, quiser partilhar a oportunidade de participar na acção que vai realizar -, dê-nos conhecimento dela. Através do Blogue e Facebook do Glocal divulgaremos as iniciativas.
criámos também uma página («...Canteiros...») para apoiar a organização deste tipo de acções! Aí, com a informação que nos fizerem chegar, vamos registar canteiros a necessitar de intervenção, assinalar jardineiros voluntários disponíveis para colaborar, etc. E, claro, mostrar o trabalho feito por todos :-)

3. Se achar que já tem as condições essenciais para avançar, contacte a FAGAR, para assegurar a melhor articulação com esta entidade, responsável pela gestão dos espaços verdes de Faro:
» Regra geral, bastará enviar um e-mail para mail@fagar.pt com informação da localização do canteiro/espaço, o que se pretende cultivar no mesmo e contacto do/a responsável. A Fagar  entrará posteriormente em contacto para confirmação e algum esclarecimento adicional.
» No entanto, se pretender plantar árvores, convirá informar-se previamente junto da FAGAR sobre quais as espécies permitidas no espaço em causa – contacte: 289 860 900 ou mail@fagar.pt
» Se não puder assegurar a manutenção do espaço ou precisar de outro tipo de colaboração desta entidade, poderá contactar por email a FAGAR para combinar a articulação possível.

4. Depois… plante!!, divirta-se, continue a cuidar e a “saborear” o que plantou e...

5. …partilhe connosco imagens, histórias dos novos canteiros de Faro (no Facebook ou por email, para publicar aqui no blogue)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário!
A publicação ficará a aguardar moderação (esperamos que não mais que 1 ou 2 dias...)