segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Encontro GLOCALFARO - COOP57

No dia 11 passado, na Livraria Atrapasueños, em Sevilha, encontraram-se 3 elementos da Glocal Faro com 3 elementos da COOP57
A Coop 57 é uma cooperativa económica, de nível superior ao microcrédito. Apoia-se na FIARE, (Fundação para Investimento e Poupança Responsável), que funciona como agência da Banca Popolare Etica, italiana, ou na Caja Laboral, BASCA (Popular Sociedad Cooperativa de Credito).
Neste momento, a COOP 57 da Andaluzia, tem 25 sócios colectivos e 110 individuais: os colectivos são associações, cooperativas e empresários, principalmente produtores da agricultura biológica, comerciantes, alguns do Comércio Justo, mas também cooperativas culturais ou de serviços como livraria, associações de advogados; alguns sócios individuais são empresários em nome individual.
A COOP 57 é originária de Barcelona, onde tem a sede. Existe um órgão nacional, mas está organizada de forma independente em cada região, com órgãos próprios de gestão local. Tem apenas 4 funcionários na sede; todo o outro trabalho é feito por voluntários. Usam os espaços dos associados para as actividades e a Internet como meio de comunicação privilegiado.
No caso concreto da Andaluzia, começaram o processo em 2008, com conversas entre amigos Promoveram conferências e encontros entre as cooperativas e associações já existentes e envolveram a Faculdade de Economia de Sevilha.
Possível operacionalização no ALGARVE
Como há livre circulação de pessoas e bens na comunidade europeia, qualquer português pode propor-se a ser sócio da COOP57 e aguardar a avaliação da sua admissão.
No entanto, o interesse fulcral para a região será organizar uma secção a nível do Algarve, captando sócios junto das empresas, empresários em nome individual e ONG que possam querer desenvolver projectos que cumpram os critérios base de acesso ao crédito – sustentabilidade ambiental, comércio justo, economia solidária, entre outros.

1 comentário:

  1. Um livro em pdf sobre o tema "Finanzas Eticas na Europa". Deixo-o aqui para quem o quiser consultar http://finanzaseticas.org/pdf/01_FinanzasEuropa.pdf

    ResponderEliminar

Agradecemos o seu comentário!
A publicação ficará a aguardar moderação (esperamos que não mais que 1 ou 2 dias...)