quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Glocal > Faro

GLOCAL, resulta da fusão de global e local. Traduzindo a definição incluída na Wikipedia (ver Glocalisation),
“refere-se ao indivíduo, grupo, divisão, unidade, organização ou comunidade que está motivado e capacitado para ‘pensar globalmente e agir localmente’”.
Este lema por sua vez
“incita as pessoas a terem em atenção a saúde do planeta no seu todo e a agirem/tomarem medidas nas suas próprias comunidades e cidades” (ver mais em Wikipedia - Think Globally, Act Locally).



Em FARO - como em muitos outros locais pelo mundo fora – em 12 de Dezembro de 2009 as pessoas reuniram-se numa vigília à luz de velas, apelando a um Acordo “a sério”/”Pra Valer”, para travar as alterações climáticas.
(para mais detalhes sobre esse evento ver Vigília em Faro e Real Deal - Avaaz ou Campanha TckTckTck)

O facto de os dirigentes mundiais, então reunidos em Copenhaga, terem fracassado no assumir dos compromissos necessários, só tornou ainda mais evidente a urgência do empenhamento dos cidadãos.
Na exigência das medidas que têm de ser tomadas à escala global. Mas também no que é já possível ir fazendo à escala de cada localidade - e no dia-a-dia de cada um.

Por isso alguns de nós mantiveram-se em contacto.
A nossa ideia é que, em conjunto, podemos contribuir para que Faro se prepare para lidar com o desafio das alterações climáticas e das alterações energéticas. Para que seja uma cidade mais “sustentável” e “amiga do ambiente”. E também mais “amiga das pessoas”, mais promotora da saúde, do bem-estar e qualidade de vida de todos os aqui habitam.
Através deste blogue, queremos ir reunindo pistas de acção, procurando inspiração no muito que já se faz noutros sítios.
As temáticas possíveis são muitas… dos transportes à alimentação, da energia à reciclagem, da gestão da água ao urbanismo…

Colaborações e sugestões construtivas são, claro, muito bem vindas!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário!
A publicação ficará a aguardar moderação (esperamos que não mais que 1 ou 2 dias...)

Ocorreu um erro neste dispositivo