quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Valorizar as variedades locais

No próximo dia 24 de Agosto, a partir das 20h, estarão em exposição e para degustação, quarenta e oito variedades locais de tomate, no âmbito das Mini-feiras de Artesanato, no Jardim das Palmeiras, em Tavira.
Os residentes e visitantes da cidade terão oportunidade de saborear e comprovar a imensa riqueza das variedades locais de tomate. Esta primeira prova e mostra é o início da devolução do trabalho de levantamento de variedades locais que está a ser desenvolvido no interior algarvio, no âmbito do Projecto Prove – Promover e Vender, dinamizado pela Associação In Loco no âmbito do PRODER. Este levantamento está a ser efectuado pela Associação Colher para Semear, de âmbito nacional, que tem desenvolvido este trabalho quer com hortícolas quer com fruteiras. Esta associação, tem como missão recolher e valorizar as variedades locais que estão bem adaptadas à região e estão profundamente interligadas com a nossa cultura, gastronomia e relações sociais.

O tomate é o mais emblemático alimento no Verão, por isso é oportuno promover as variedades locais produzidas no Algarve e também noutras partes do país. Com esta iniciativa, as duas associações pretendem, sensibilizar o consumidor para a grande diversidade de formas, tamanhos e cores e para a qualidade de sabor e aroma. Pretende-se também sensibilizar para o consumo de produtos locais e produtos da época, valorizá-los e divulgá-los.
A aproximação entre quem produz e quem consome contribui para a economia local do sector agrícola e contribui para uma alimentação mais saudável dos consumidores.



Projecto Prove - Promover e Vender

Associação Colher Para Semear  Tel: 236 622 218

Fonte: Associação In Loco

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário!
A publicação ficará a aguardar moderação (esperamos que não mais que 1 ou 2 dias...)