sábado, 13 de agosto de 2011

Moving Planet - Algarve Central... em Movimento!

O Glocal>Faro aderiu a mais uma acção de mobilização mundial face à crise climática!

Dando continuidade à campanha que vem decorrendo desde 2009 - lembrar-se-ão da Vigília de Dezembro de 2009 e do 10/10/10, em que também participamos - este novo dia de acção global,  mais uma vez convocado por diversas organizações internacionais (350.org, TckTckTck, Oxfam, GreenPeace, World Council of Churches, etc), está marcado para o dia 24 de Setembro de 2011.
Desta vez sob o lema Moving Planet, os eventos a organizar por todo o mundo visam em especial incentivar  soluções que reduzam o uso de combustíveis fósseis.
O Glocal>Faro já deu os primeiros passos - mas não estamos a trabalhar sozinhos! A acção “Planeta em Movimento – Algarve Central”, já registada no site internacional, irá abranger para além do concelho de Faro, também Loulé, Olhão e S. Brás de Alportel. As associações Almargem, APOS e Al-Portel juntaram-se desde o primeiro momento ao Glocal>Faro e, em conjunto estamos a mobilizar a participação de diversas outras entidades, grupos e indivíduos em cada um dos respectivos concelhos.
A ideia base é que de todos eles partirão, na tarde do dia 24 de Setembro, pessoas de bicicleta, a pé, de transportes públicos e/ou noutros meios de ‘transporte suaves’, convergindo para o centro de Faro (Doca). Queremos assim chamar a atenção para a necessidade de criação de condições de mobilidade sustentável, que permitam cada vez mais trocar o automóvel por meios de transporte mais ecológicos, económicos e saudáveis.
Os detalhes da organização do evento, bem como entidades aderentes, ainda estão, claro, a ser definidos. Foi já criada uma página neste blogue onde poderá ir consultando a informação actualizada.

Mas o essencial mesmo para o sucesso deste evento é a sua colaboração
Conhece um grupo de ciclistas que se possa juntar-se ou até ajudar a organizar um dos trajectos a realizar? 
Quer simplesmente participar a pé, de canoa, de patins, a cavalo, de skate, de trotinete,... ou até levando carrinho de bebé ou usando cadeira de rodas? 
Tem conhecimento de estudos, propostas, ou meras sugestões para melhorar o acesso/condições para ciclistas, peões, utilizadores de transportes públicos nestes concelhos? 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário!
A publicação ficará a aguardar moderação (esperamos que não mais que 1 ou 2 dias...)