Aliás, o parque hortícola terá perto de 15 hectares, sendo 6,5 destes destinados às hortas. Para já, serão criados cerca de 400 talhões, cada um com 150 metros quadrados de área.
De acordo com o vereador do Ambiente Urbano e Espaços Verdes, José Sá Fernandes, uma parte destes talhões será atribuída directamente aos cerca de 100 hortelãos que já ocupam o local. Os restantes 300 ficam reservados para um concurso público que se realizará no próximo ano.
A construção da primeira fase do projecto arrancou com a modelação do terreno, o reforço e protecção das encostas, a abertura de caminhos principais e a introdução de uma rede de distribuição de água, com bocas de rega.
A câmara vai também colocar vedações nas hortas, definir caminhos entre elas, colocar plantas, arbustos de bordadura, disponibilizar alfaias e casas de arrumo e, mais tarde, instalar também um equipamento infantil e um quiosque com esplanada.
Finalmente, segundo Sá Fernandes, outro dos objectivos da iniciativa é promover “ a interacção social e a consciência comunitária”, permitindo às famílias de uma zona carenciada o consumo de frescos ou até a venda localizada de alguns produtos.
Artigos Relacionados
http://glocalfaro.blogspot.com/2010/11/hortas-urbanas-em-portugal-mais.html
http://glocalfaro.blogspot.com/2010/10/1-noticia-breve-do-101010-faro.html#links
http://glocalfaro.blogspot.com/2010/10/programa-do-101010-em-faro.html#links
Fonte: GreenSavers
Imagem:
http://www.sintrascoopa.com.br/wp-content/uploads/2009/03/Hortas-Urbanas.jpg
Sem comentários:
Enviar um comentário
Agradecemos o seu comentário!
A publicação ficará a aguardar moderação (esperamos que não mais que 1 ou 2 dias...)