sábado, 4 de dezembro de 2010

Conferência 'Cidades pela Retoma' - Faro

Realizou-se ontem em Faro a conferência "Cidades pela Retoma: Competitividade e Território". Organizada pela Associação Faro 1540, em parceria com a Sociedade Recreativa Artística Farense, a convite do Movimento Cívico 'Cidades pela Retoma' , a iniciativa visava:
«desenvolver em Faro um fórum de debate que deverá mobilizar os cidadãos a participar num exercício de reflexão colectiva sobre o papel das cidades na actual fase de desenvolvimento do país, que vise identificar e avaliar os seus recursos com potencial para o desenvolvimento económico e social e ajudar a definir uma ‘agenda local para a retoma’».
O evento iniciou-se com o visionamento de um pequeno vídeo de sátira ao actual sistema financeiro (“The Last Laugh – Subprime” - link aqui, legendado em português). 
Seguiram-se, como previsto, comunicações do presidente da Câmara Municipal de Faro (Macário Correia), do Director do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve (Ilídio Mestre) e do professor universitário e Comissário da Faro Capital Nacional da Cultura 2005 (António Rosa Mendes), e um debate envolvendo os cidadãos e associações presentes (incluindo membros do Glocal Faro).

Ainda que não se tenha conseguido avançar tanto quanto seria desejável na discussão de perspectivas concretas de actuação em Faro, parece muito positiva e oportuna esta iniciativa de estimular o debate público em torno do tema.
Que, na nossa perspectiva, não deverá porém esquecer que os objectivos de valorização económica não se podem desligar de considerações sociais e ambientais (afinal os 3 pilares da sustentabilidade!). E que as lógicas de funcionamento anteriores, foram as que nos conduziram às actuais crises financeira, social, ecológica…

Esperamos pois que o diálogo continue, gerando ideias (e vontades!) para acção na cidade de Faro.
Aqui no Blogue procuraremos ir dando o nosso contributo.
Porque não deixar também o seu comentário ou até sugestões de post, links, etc?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário!
A publicação ficará a aguardar moderação (esperamos que não mais que 1 ou 2 dias...)