domingo, 25 de setembro de 2011

O Algarve Central já está em Movimento - Sustentável!

Viveu-se hoje uma tarde memorável no centro de Faro, com excelente adesão à iniciativa mundial Moving Planet - na nossa região sob o lema "Algarve Central em Movimento", apelando a alternativas de transportes mais ecológicas, económicas e saudáveis.
Os grupos de participantes foram chegando dos vários pontos dos 4 concelhos envolvidos. 


O desfile proveniente de Olhão, mobilizado pela APOS, animou as ruas de Faro, com várias dezenas de ciclistas, que fizeram o percurso desde a sua cidade acompanhados por magníficas charretes e cavaleiros, graças à colaboração da Associação Arte Equestre. Outros participantes liderados pela associação MOJU optaram pelo comboio para se juntar à concentração no Jardim Manuel Bívar.

Mais de 3 dezenas de ciclistas chegaram de Loulé e Almancil num percurso que contou com o apoio do Club BTT Terra de Loulé, estando a dinamização do Planeta em Movimento no concelho a cargo da Associação Almargem.
Também a partir de S. Brás de Alportel um grupo de ciclistas enfrentou os desafios da estrada para chegar a Faro, mobilizado pela associação Al-Portel.
O concelho de Faro fez-se igualmente representar por um grupo que veio de bicicleta desde St.ª Bárbara de Nexe, com o apoio da respectiva Junta de Freguesia - de cuja iniciativa resultou de resto já um traçado do trajecto percorrido que é agora tornado público (mapa aqui) para ser utilizado pelos interessados - e espera-se, em breve, melhorado...
Também de Montenegro, liderado pelo Ginásio Corporeus chegou um grupo, neste caso misto, de ciclistas e caminhantes - estes últimos atestando que com adequada manutenção o caminho da zona ribeirinha poderá servir a públicos variados.
Dentro das ruas da cidade de Faro o desfile desde o Jardim da Alameda, acompanhado pelo Glocal Faro, ganhou em colorido com os triciclos e bicicletas de 2 lugares cedidos pela MegaSport.
Na Doca de Faro os participantes eram aguardados por um grupo de canoas cuja participação foi possível graças ao Sport Faro e Benfica - e que embora não se pudessem juntar às pessoas em terra, fizeram chegar uma canção especialmente ensaiada para a ocasião!
Animação foi porém coisa que não faltou durante todo o evento, com a empenhada colaboração do Sin-Cera, Grupo de Teatro da Universidade do Algarve.
Mas houve também, naturalmente, momentos "mais sérios", com intervenções dos promotores do evento e testemunhos e contributos de vários participantes/público em termos de identificação de problemas e propostas de resolução, ao nível dos transportes públicos, das condições de circulação de peões e da utilização de bicicletas para as deslocações quotidianas. Um Manifesto (aqui) apelando a soluções urgentes e colectivas de mobilidade sustentável no Algarve Central foi lido, em nome de todos os presentes, pelo actor Luís Vicente.
Como forma de avançar na sua concretização propôs-se a criação de uma plataforma intermunicipal de entidades e cidadãos, ficando também combinada para breve a realização de uma mesa redonda para assumir compromissos concretos - evento que a Cívis se ofereceu para acolher, em nome de todos os restantes organizadores do Algarve Central em Movimento (Glocal>Faro, Almargem, APOS, Al-Portel).
O evento contou com a presença da Junta de Freguesia da Sé e a Vereadora da Câmara Municipal de Faro Arq. Teresa Correia. O Eng.º Macário Correia, encerrou o evento, enquanto Presidente da AMAL, tendo recebido um caderno de Pistas de Acção (aqui), compilado pela organização a partir dos contributos de diversas entidades e cidadãos - como ponto de partida para todo o trabalho que se irá continuar a desenvolver em conjunto.

Pode ver mais fotos nos álbuns aqui (Glocal e Sin-Cera - em actualização) e aqui (CycloWeb) e aqui

Outra documentação sobre mobilidade sustentável - incluindo contributos/propostas que nos queiram fazer chegar podem ser encontrados aqui

E se estiver disponível para colaborar nesta área - ou quiser simplesmente receber notícias do Glocal sobre o tema contacte-nos para glocalfaro@gmail.com


Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário!
A publicação ficará a aguardar moderação (esperamos que não mais que 1 ou 2 dias...)