domingo, 25 de março de 2012

Lançada Horta Relâmpago em Semana da Primavera Biológica

O Glocal>Faro desafiou, e ontem, a partir das 14h30m, a comunidade e os parceiros locais transformaram mais um sonho em realidade! No âmbito da semana da Primavera Biológica 2012, havíamo-nos proposto lançar uma horta relâmpago no Bom João, em Faro.

Os preparativos há muito que vinham sendo feitos. Fizeram-se sementeiras, angariaram-se plântulas, preparam-se cercas, limpou-se o espaço, prepararam-se os diferentes canteiros.

A finalidade é a de criar mais um espaço de agricultura urbana na cidade de Faro. Após autorização prévia para transformar um dos espaços de canteiro em horta urbana, dinamizaram-se reuniões comunitárias de modo a aferir sobre potenciais interessados e sobre o modelo de horta a implementar. Resultado: mais três famílias da cidade puderam ter acesso à sua própria produção de alimentos.

Da parte da manhã ultimaram-se os preparativos e à hora marcada começaram a aparecer as pessoas. Mais de três dezenas de pessoas acederam ao nosso convite e puseram as suas mãos-à-obra. E numa tarde ficou mais uma horta lançada na cidade.

Uns dedicaram-se a apoiar os novos hortelãos preparando a terra, colocando as plântulas e preparando as sementeiras. Outros apoiaram na colocação da cerca do espaço. Alguns estiveram ainda a preparar os letreiros de alerta para que todos possam cuidar bem daquele espaço.

Porque está ali instalada uma colónia de gatos, a intervenção visou também dignificar as suas casas e criar um espaço mais salubre para os seus dejetos. Tudo foi pensado para criar um ambiente de convivência salutar entre todos e todas!

Mas ainda houve lugar para as aprendizagens coletivas. Um conjunto de pessoas esteve a preparar o compostor comunitário e foi dada informação sobre como proceder à compostagem. Um outro esteve ainda envolvido na criação de hortas portáteis. Com simples garrafões de água fizeram-se pequenas plantações.

Várias organizações estiveram envolvidas e tornaram esta iniciativa possível. Desde logo a FAGAR, entidade parceira de primeira linha, que esteve sempre a acompanhar os preparativos e esteve presente na organização das várias tarefas inerentes à atividade. A Câmara Municipal de Faro foi a entidade que viabilizou formalmente este projeto. Mais uma vez pudémos contar com a presença do nosso Presidente da Câmara, Eng.º Macário Correia, que pôde contactar pessoalmente com os hortelãos e com o seu novo projeto de vida!

Mas outras entidades marcaram presença e tornaram este projeto uma realidade: CIVIS, Associação de Montanhismo e Escalada do Algarve, PRAVI, Associação Animais de Rua, Associação In Loco, Projecto Querença e VHC, Tintas Lda.

Mais fotos podem ser encontradas aqui e aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário!
A publicação ficará a aguardar moderação (esperamos que não mais que 1 ou 2 dias...)