domingo, 5 de junho de 2011

Faro integra Global City 2.0

Já aqui referimos o Movimento "Cidades pela Retoma", que se apresenta assim:
As cidades desempenham um papel nuclear no desenvolvimento do país, por aí concentrarem uma parte substancial da população, órgãos de poder, grupos e dinâmicas económico-sociais.
A crise actual pode ser uma oportunidade para produzir um novo olhar sobre o papel das cidades na vida económica e social do país.
Contudo, isso obriga a uma mobilização dos diversos agentes sociais, culturais e económicos e novas metodologias de planeamento com uma forte liderança pública.
Este espaço pode ser uma oportunidade para discutir as políticas e os instrumentos de intervenção sobre as cidades em Portugal.
+ info em: http://www.facebook.com/CidadespelaRetoma
http://noeconomicrecoverywithoutcities.blogs.sapo.pt/

Ligado a este iniciativa, surge também Global City 2.0, "um convite aberto a indivíduos, grupos e instituições que queiram pensar no papel dos MOVIMENTOS CÍVICOS URBANOS e seu potencial para transformar cidades, e não só, especialmente nesta época de dificuldades económicas"
No site globalcity.blogs.sapo.pt têm vindo a reunir informação a nível nacional:
Lista de ‘blogues (e sites) de ruas, bairros, vilas ou cidades’
(...) uma catalogação e sistematização dos vários espaços virtuais (blogues ou sites) promovidos por cidadãos e grupos de cidadãos que gostam de pensar de forma colectiva sobre o futuro das suas cidades (vilas, bairros ou lugares).

Ver 'GLOBAL CITY 2.0' (mapping citizenship) num mapa maior

Aí se encontram já 4 referências para Faro - incluindo o Glocal>Faro, claro ;-)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário!
A publicação ficará a aguardar moderação (esperamos que não mais que 1 ou 2 dias...)