domingo, 5 de junho de 2011

Workshop: Cidades Inteligentes (Prosperidade Renovável) - Faro, 2 Junho

ICS: +info no site e Facebook
O Glocal participou no Workshop "Cidades Inteligentes (Prosperidade Renovável)" que se realizou este semana em Faro, na CCDR Algarve, promovido pela Iniciativa Construção Sustentável (www.construcaosustentavel.pt).
Encontram o programa aqui e já estão também disponíveis on-line as comunicações (apresentações, em formato PDF, e gravações áudio, em formato MP3) do Workshop, estando prometidas para breve fotos do evento.
«Uma cidade sustentável é, por definição, “compacta, completa e conectada”. A cidade inteligente nasce deste conceito de sustentabilidade urbana e assenta numa gestão dinâmica e em tempo real de todos as condições e dos fluxos que a cidade gera, dando prioridade à resiliência da cidade, à eficiência na utilização de recursos e à utilização de recursos renováveis, distribuindo os benefícios de forma equitativa.

A eficiência energético-ambiental do meio edificado, a descentralização da transformação de recursos renováveis que introduzem o conceito de “utilizador-produtor”, as “redes inteligentes e bi-direccionais” e a capacidade de “armazenamento descentralizado de recursos” à escala urbana, a disponibilização de toda a informação em tempo real sobre os fluxos e a gestão dinâmica das condicionantes climáticas que afectam o bem estar da cidade, estão entre os temas abordados.»  [Fonte: ICS]
Para um enquadramento geral do tema vejam/ouçam por exemplo a apresentação de Livia Tirone.

O Glocal>Faro está a pensar em desenvolver (mais ;-) uma iniciativa que contribua para tornar Faro uma cidade mais sustentável. Tem sugestões? ficamos à espera!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário!
A publicação ficará a aguardar moderação (esperamos que não mais que 1 ou 2 dias...)