domingo, 18 de julho de 2010

Águas do Algarve investe 10 milhões de euros nas ilhas da Culatra, Armona e Farol

O investimento efectuado é para levar água e tratar o saneamento nas ilhas de Faro e Olhão

Após realização de três sessões de esclarecimento ao Plano Sinalizador e condições de navegação na Ria Formosa foi dada como concluída a execução das infra-estruturas que servem de água potável e de redes de drenagem de efluentes domésticos, aos núcleos urbanos das ilhas da Armona e Culatra / Farol.


Foi fundamental a realização das três sessões de esclarecimento que a Águas do Algarve efectuou, recorde-se em Faro – Salão Nobre da CMFaro, na Ilha da Culatra – Associação de Moradores, e em Olhão, no auditório do IPIMAR. Estas sessões de sensibilização e de esclarecimento dirigiram-se essencialmente a todos aqueles que navegam na Ria Formosa, nos locais onde as infra-estruturas de água e saneamento estão implantadas, tendo sido sublinhada em todas as sessões, o carácter de importância que deve ser dado ao respeito pelo cumprimento das regras e das sinalizações colocadas para toda a navegação.

É de salientar que a qualidade do serviço prestado a estas populações, quer no que se refere ao abastecimento de uma água de elevadíssima qualidade para consumo, quer no que diz respeito à recolha dos efluentes domésticos destas ilhas, depende da integridade das infra-estruturas construídas.

A implantação da tubagem de água liga o Continente à Armona, atravessando o Canal de Marim, e a Armona à Culatra através da Barra Grande ou do Lavajo, ficando assim as duas ilhas ligadas ao Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve.

No que concerne aos efluentes, foi colocada uma tubagem paralela à tubagem da água, sendo que os esgotos gerados nas duas ilhas serão encaminhados para o continente onde serão posteriormente tratados na ETAR de Olhão Nascente.

Fonte: Região Sul

Imagem:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário!
A publicação ficará a aguardar moderação (esperamos que não mais que 1 ou 2 dias...)