quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Agricultura de varanda: 66 plantas que se dão em vasos

No artigo 66 Things You Can Grow At Home: In Containers, Without a Garden (Planet Green.com) encontra-se uma lista de vegetais variados, ervas aromáticas, árvores de fruto e outras plantas comestíveis que se podem cultivar em vasos!! Algumas mais óbvias, como a rúcula, o tomate, as malaguetas ou a salsa - mas outras mais inesperadas - como variedades de melão/melancia, figos ou batatas.
Vale a pena consultar (mesmo estando em inglês...) , até porque tem links para sites com dicas sobre cada uma delas.
Foto de Jupiterimages/Thinkstock - Fonte: Planet Green.com

Mais umas pistas portanto, para cada um de nós ir avançando na "agricultura urbana" - mesmo sem ter de esperar pela abertura da Horta de Faro! ;-)

4 comentários:

  1. Tenho um terraco de cerca 50 m2 e gostaria de converter toda ou parte em horta urbana / agricultura de varanda, mas como nunca fiz precisava de ajuda nalguma dicas tipo:

    - tipo de sementes / vegetais, etc k se deem melhor

    - rega (tenho uma torneira no terraco - devo adquirir um sistema de rega?)

    - tipo de vasos / contentores

    tb dá para fazer um deposito de composto? é viavel / limpo para fazer no terraco??

    Qualquer dica é muito bem vinda!!

    OBRIGADO

    ResponderEliminar
  2. Dicas só da minha experiência pessoal (com uma varanda MUITO mais pequena)...
    Para além das aromáticas e dos tomateiros e pimenteiros ("clássicos" de varanda), a rúcula é talvez a minha 'produção' favorita
    Vasos uso de vários tipos: desde os de barro - que perdem água depressa! - a garrafões de plástico e latas (e até um autoclismo 'reciclado'!;-), passando pela normais floreiras... Tento adaptar para a dimensão e tipo de planta - e também a localização (por ex., para aproveitar espaço tenho vários pendurados, o que implica serem leves)
    Compostagem nunca experimentei - mas dizem que SE bem cuidado dá para ter em varanda

    Mas se estiveres interessado está a ser planeada pela Assoc. in Loco, com o apoio do Glocal, uma acção de formação de introdução precisamente às Hortas de Varanda! Anunciaremos aqui claro
    E entretanto podes trocar experiências com outros agricultores de varanda se quiseres aparecer no Lg da Madalena no próx. dia 27 :-)

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Madalena,

    E rega? vale a pena, ou é um investimento desnecessário

    ResponderEliminar
  4. Bem para mim é claro que uns garrafões chegam muito bem! ;-) Suponho que mesmo para 50m2 não faça falta sist. de rega... Mas em qualquer caso eu diria que será melhor começar com uma "versão" mais simples e aos poucos ir fazendo os melhoramentos que vires necessários. Mesmo quanto às plantações, sugeria que começasses só com alguns vasos e depois fosses aumentando à medida que lhe tomes o jeito... e o gosto!

    ResponderEliminar

Agradecemos o seu comentário!
A publicação ficará a aguardar moderação (esperamos que não mais que 1 ou 2 dias...)