sábado, 22 de maio de 2010

"Olimpíadas do Ambiente" no Algarve em 2011

O projecto "Olimpíadas do Ambiente" é uma das maiores acções nesta área desenvolvidas a nível nacional, e tem como objectivo principal sensibilizar a comunidade escolar e especialmente os jovens portugueses para a problemática ambiental e aprofundar o conhecimento sobre a situação ambiental portuguesa e mundial. Trata-se de uma organização, que tem contado com o alto patrocínio de Sua Excelência o Presidente da Republica, e encabeçada por uma equipa multidisciplinar composta por elementos da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza e do Zoomarine - Mundo Aquático SA.

A final nacional da 15ª edição das Olimpíadas do Ambiente, que decorreu de 6 a 9 de Maio, na cidade da Horta, ilha do Faial (Açores), depois de ultrapassadas as duas eliminatórias que aconteceram em Janeiro e Março, contou com a presença da Águas do Algarve, que também apoiou o evento.

É de salientar que nos últimos quinze anos de actividade, o projecto envolveu directamente mais de 405 000 jovens, do 7º ao 12º ano de escolaridade e centenas de professores. A presente edição contou com a participação de cerca de 41 000 alunos oriundos de todos os distritos e ilhas do país, representando o maior número de sempre de escolas inscritas na história do projecto.


Nesta celebração da Educação e do Ambiente 77 finalistas da modalidade “Ambiente à Prova” compareceram na última e grande comemoração pedagógica daquela que é a mais abrangente iniciativa nacional de Educação Ambiental. Marcaram igualmente presença os 5 professores responsáveis pelos projectos premiados na modalidade “Ambiente e Cidadania”. Durante os dias da Final estiveram em exposição os dez melhores trabalhos da modalidade “Ambiente e Arte” – duas das mais recentes modalidades deste projecto.

No próximo ano este evento decorrerá no Algarve, com o Apoio da Águas do Algarve. Como é hábito, começam já esta semana os preparativos das XVI Olimpíadas do Ambiente, cuja Final Nacional decorrerá em Maio de 2011, em Faro, sob a égide das Águas do Algarve (anfitrião) e a Universidade do Algarve (parceiro).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário!
A publicação ficará a aguardar moderação (esperamos que não mais que 1 ou 2 dias...)