O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Albuquerque, afirmou que o concelho continua a liderar, a nível nacional, a taxa de materiais recicláveis, com uma média de 25,66 por cento, muito acima da média nacional de 10 por cento.
Os dados relativos a 2009, revelados pela autarquia, dão conta que os números da reciclagem estão a subir desde 2005 [20,48%], fixando-se, no ano passado, o aumento em 8,99 porcento.
Miguel Albuquerque afirmou que a subida fica a dever-se “aos munícipes e aos investimentos feitos nos circuitos de recolha selectiva porta a porta, em funcionamento desde 2002”, acrescentando que “para a autarquia esta é também uma importante fonte de receitas, tendo a venda dos resíduos recicláveis originado um rendimento de 1.395.200 euros”.
Os funchalenses diminuíram ainda a produção de resíduos sólidos [0,32%], reduzindo de 79.255 para 79.003 toneladas, uma tendência que se verifica desde 2007.
Para o futuro a autarquia espera avançar, “de uma forma contundente”, para a recolha de resíduos orgânicos porta a porta, que neste momento representa aproximadamente metade da produção de lixo indiferenciado no concelho.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Agradecemos o seu comentário!
A publicação ficará a aguardar moderação (esperamos que não mais que 1 ou 2 dias...)