domingo, 16 de maio de 2010

Reciclagem nas Autarquias

Segundo um estudo divulgado pela Eurostat, em Bruxelas, apenas 17 por cento do lixo municipal foi alvo de reciclagem ou compostagem em Portugal e 2008, um valor muito abaixo da média de 40 por cento da União Europeia.


De acordo com o estudo do gabinete oficial de estatísticas da UE, em 2008 foram gerados em Portugal 477 quilos por pessoa (contra 524 da média europeia), tendo 19 por cento sido incinerados (praticamente em linha com a média dos 27, de 20 por cento), 9 por cento reciclados (muito distante dos 23 por cento da média comunitária) e 8 por cento alvo de compostagem (contra 17 por cento no conjunto da União).

Os países onde a reciclagem e compostagem dos detritos municipais é mais frequente são a Áustria (70 por cento do lixo tratado), sendo a Alemanha (65 por cento) e a Holanda ( 60 por cento), sendo a Alemanha a "campeã" da reciclagem (48 por cento), segundo a mesma fonte.

Eu já separo os meus resíduos para Reciclagem, óleos, pilhas, rolhas e como possuo em pequeno quintal aproveito e faço também compostagem, e tu? Vamos todos contribuir para melhorar estes números e tornarmos Portugal um exemplo a seguir pela Comunidade Europeia!? Apenas depende de nós... contamos contigo.

Fonte: INDUSTRIA e AMBIENTE n.º 61 Março/Abril 2010, pág. 50 - Comentário de Pedro Abrantes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário!
A publicação ficará a aguardar moderação (esperamos que não mais que 1 ou 2 dias...)